O seguro prestamista, é um recurso que pode ser utilizado para quitar o saldo devedor de uma dívida, no caso de alguma eventualidade.
O seguro prestamista ou seguro do empréstimo consignado é um dispositivo criado para garantir o pagamento total ou parcial de uma dívida, caso ocorra alguma situação que impossibilite a pessoa de pagar.
Em outras palavras, esse recurso pode ser utilizado em situações em que o pagamento é atrasado, interrompido ou cessado.Ele é comumente vendido como uma proteção financeira.
De um lado está a empresa que concedeu o crédito e, com a assinatura do seguro prestamista, pode receber da seguradora o valor contratado.
Por outro lado, os contratantes (consumidores) têm a garantia de que o bem, empréstimo ou financiamento será pago.
o seguro permite a liquidação ou amortização de dívidas(s) assumida(s) pelo cliente em operações de crédito junto ao Banco, na eventualidade de sua morte, preservando o patrimônio da família construído ao longo do tempo. Além disso, se o valor do Seguro for maior que o saldo devedor da operação de crédito, a diferença será paga ao 2º beneficiário indicado pelo segurado. Sobre as indenizações não incidirá o imposto de renda e também os valores não farão parte de penhora em uma execução.
Mas esse seguro é legal?
Sim. Inclusive é regulamentado pela Resolução Nº 365, de 11 de outubro de 2018, que dispõe sobre as regras e critérios para essa operação.
Quanto a sua contratação são observados no Art. 5º e 6º da resolução.
Quais linhas de crédito podem fazer o seguro?
Consignado Correntista
Consignado Não Correntista
CDC Salário
CDC Renovação
Consignado Renovação Correntista
Consignado Renovação não Correntista
CDC 13º Salário
Quais linhas não é possível ser feito o seguro?
Exército – ainda não foi liberado para o canal COBAN
INSS – não é permitido a oferta do atributo
Vigência do Seguro
O Seguro vigorará a partir das 24h da data de contratação da operação de crédito ou da liberação do dinheiro até as 24h da data de vencimento da última parcela do CDC.
*todas as condições publicadas são válidas na data da postagem. Para maiores informações entre em contato com o Banco do Brasil ou responsável
Comments