top of page

Mulheres e Negócios




Vamos começar definindo aqui o que é negócio: O termo negócio provém do latim "negotĭum”, que é um vocábulo formado por nec e otium (“aquilo que não é lazer”). Trata-se da ocupação, da atividade ou do trabalho que se realiza com fins lucrativos; aquilo que é matéria de uma ocupação lucrativa, a ação e o efeito de negociar, as transações comerciais e os lucros que se obtêm daquilo que se comercializa são outras acepções que este conceito admite.                Por isso negociar, está relacionado com aquilo que você faz buscando ter um fim lucrativo, seja ele um negócio formal, informal ou mesmo a ações típicas de compra e venda de bens de interesse pessoal. Essa habilidade de negociar é inata a mulher, pertence a ela desde o seu nascimento, e com o passar dos anos ela se aperfeiçoou. Era, e é, muito comum vermos uma mãe “negociando” com seu filho as coisas do cotidiano, hora de dormir, quanto comer, o que comer... Outras vezes negociando o melhor preço das roupas com que vai vestir sua família ou das iguarias que vai servir à mesa. E essa habilidade que antes, por questões culturais e pessoais era desenvolvida apenas dentro do contexto familiar, se desenvolveu, cresceu e alcançou reconhecimento no mundo dos negócios, onde é exercida com maestria por inúmeras mulheres.

                Sim, as mulheres conquistaram seu espaço no mundo dos negócios, com muito esforço, trabalho árduo, dedicação e investimento: mérito individual delas próprias que correm atrás daquilo que sonham, através da informação, estudo e capacitação. Todos os anos a Revista Forbes lança um ranking de mulheres influentes, protagonistas que brilham nas suas áreas de atuação, e cada vez mais nesta lista vemos mulheres na área de negócios, este ano de 2022, inclusive, figura neste ranking a primeira e única mulher presidente de um banco brasileiro de capital aberto no Brasil. A bolsa de valores teve um aumento de 9 vezes na participação feminina no ano de 2021.

                Nós acreditamos no potencial da mulher em fazer negócios, na sua capacidade de aprender, na sua capacidade de se informar, crescer e se desenvolver nessa área. Sabemos que existem dificuldades e desafios, mas queremos focar naquilo que já foi conquistado! E falamos isso com autoridade já que 80 % do nosso quadro de colaboradores e parceiros é composto de mulheres, e quase 50 % dos negócios são feitos com o público feminino.

                Por isso, estando você mulher diretamente no mercado de trabalho ou não, aproveite todas as oportunidades que você tem para se informar e aprender com todo conteúdo que oferecemos para você nas nossas plataformas. A educação e a informação são capazes de transformar o seu mundo. E nós estamos de portas abertas para fazer negócio com você!

Comentarios


bottom of page